Cursos - Técnico - Agropecuária

Técnico em Agropecuária

Modalidade: Técnico Concomitante e Pós-médio                                         Matriz Curricular - Concomitante

Matriz Curricular - Pós-médio

Apresentação:

O curso Técnico em Agropecuária é voltado para a formação de profissionais que atuam nas atividades agrícolas e zootécnicas. Na UFV Campus Florestal, o curso pode ser:

• - Concomitante ao Ensino Médio: para os alunos que concluíram o Ensino Fundamental e desejam cursar o Ensino Médio e os módulos profissionalizantes do Técnico em Agropecuária, finalizando em três anos.
  • - Pós-médio: para alunos que já concluíram o ensino médio e irão cursar apenas disciplinas técnicas, finalizando em 1,5 ano.

As disciplinas oferecidas pelo curso envolvem, entre outros conceitos, os de economia rural, noções elementares de biologia e agricultura, técnicas de administração de agronegócios e criação de animais. Também fazem parte da grade: organização e gerenciamento rural; agricultura; estudos dos solos; silvicultura, caprinocultura e apicultura; fitossanidade animal e vegetal; técnicas e métodos de plantio; bovinocultura de leite e de corte; legislação rural; noções genéricas sobre construções de residências rurais e zootécnicas; uso do GPS; topografia, máquinas e implementos utilizados na agricultura e zootecnia; alimentação de animais, bovinos, equídeos, suínos e aves; cuidados sanitários; produção de queijos e outros derivados do leite; produção de defumados e processados da carne e engenharia rural.

Período e duração:

O curso é ministrado em período integral, com duração de três anos. O ingresso é realizado por meio de vestibular para Técnico em Agropecuária concomitante com o Ensino Médio, que, anualmente, oferece 50 vagas.

Atuação:

O Técnico em Agropecuária é habilitado para desenvolver atividades como autônomo e/ou como colaborador de instituições públicas e privadas. É um agente de mudanças no setor agropecuário e necessita apresentar uma postura pessoal e profissional que harmonize produção e qualidade de vida.

Em função das competências técnicas adquiridas, o profissional formado pela Central de Ensino Agrário de Florestal (Cedaf) - UFV pode atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva agropecuária, seja no fornecimento de recursos produtivos – venda de insumos, venda de máquinas e equipamentos, prestação de serviços, crédito rural – seja na produção agrícola/zootécnica propriamente dita e na comercialização dos respectivos produtos.

Coordenador:

Fábio Feliciano Cardoso