Notícia: Exposição de fotos revela história da Cedaf-UFV Florestal

22/09/2011

Uma parte da história da Cedaf-UFV Florestal está sendo contada na exposição fotográfica “Olhando a história”, que o arquivista José Fernando da Silva montou no Ginásio do Campus como parte da programação da III Semana Acadêmica Integrada e I Simpósio de Formação Inicial e Continuada. A exposição está aberta ao público desde a manhã de hoje e ficará até esta sexta-feira (23), no encerramento do evento.

São 51 fotos, resgatadas do arquivo da Casa da Cultura, que registram da inauguração da Fazenda Escola (primeiro nome do Campus) à construção do ginásio; da primeira turma de formandos, em 1951, à realização de cursos e palestras. Tem ainda registros de antigos diretores daquela que também já foi chamada de Escola Média de Agricultura (Emaf), e de políticos como Benedito Valadares, fundador da Fazenda Escola de Florestal.

Para Fernando, além de mostrar a história do Campus, o objetivo da exposição é chamar a atenção para a existência da Casa da Cultura que precisa ser resgatada. Instalada ao lado do Posto de Vendas, ela está desativada há cerca de três anos. Para o arquivista, que também é chefe do Serviço de Registro Escolar dos Cursos Técnicos, ter acesso às fotos é a possibilidade de “constatar a evolução ou não da instituição e o que as pessoas passaram para deixar o que a gente pode usufruir hoje”. Para outros, é uma oportunidade de reconhecer parentes e amigos que, comprovados pela fotografia, participaram de alguma forma dessa história.

Por ACS - UFV Florestal